280512shot12

Quando é hora de justificar a invasão de um país que não é ameaça para as forças aliadas, a grande mídia de massa começa o engano em alta velocidade para influenciar a opinião pública. Apenas alguns anos após a "Veja-Saddam-saindo-indo-com-todas-as-armas-de-destruição-em-massa" fabricada, a mídia de massa está sendo inundada com histórias horríveis da Síria para incitar as pessoas de países ocidentais a pensar "Espero, tenho que ir lá e limpar esta bagunça". No entanto, como é frequentemente o caso em propaganda de guerra, mentiras e enganos são usados para justificar uma ação militar.
Um exemplo recente disso é a BBC usando uma imagem terrível de 2003 do Iraque para ilustrar um suposto massacre que aconteceu em Houla, na Síria. Quando uma fonte de notícias "de renome", como a BBC é pega usando imagens falsas para demonizar um país, pode-se perguntar porque essa fabricação outrora aparece no noticiário e passa despercebida. Aqui está um artigo sobre "erro" da BBC.
Oops, BBC: Foto do Iraque para Ilustrar Massacre em Houla?

 

Com o choque da tragédia Houla tocando em todo o mundo, a BBC lançou uma história com uma imagem angustiante de fileiras e fileiras de corpos de crianças à espera de enterro ... Mas não é essa do pós-Saddam no Iraque?
O fotógrafo Marco di Lauro, que viu a imagem da BBC diz que quase "caiu da cadeira" depois de encontrar a imagem no site da rede com uma leitura na legenda: "Foto de ativista. Esta imagem - que não podem ser verificada de forma independente - Acredita-se que mostra os corpos de crianças em Houla aguardando um funeral".
A imagem foi tirada realmente em 27 de março de 2003, que retrata um menino iraquiano pulando dezenas de sacos brancos com corpos contendo esqueletos encontrados em um deserto ao sul de Bagdá. A imagem, que é publicada no site Marco di Lauro, faz parte de sua narrativa do Iraque, as Conseqüências de Saddam.
Marco di Lauro tira fotografias para a agência de imagens Getty Images, seus trabalhos foram publicados em toda a Europa e os EUA. Mas a indicação de que a BBC escolheu a sua imagem a partir da internet, e não do estoque oficial o preocupa um pouco.
"O que eu estou realmente surpreso é por que é uma organização de notícias como a BBC não verifica as fontes e está disposta a publicar qualquer imagem enviada por qualquer um: um cidadão jornalista ativista, ou qualquer outra coisa. Isso é tudo", o fotógrafo disse ao Daily Telegraph.
"Alguém está usando de outra pessoa uma imagem para uma propaganda com um propósito", acrescentou.
Um porta-voz da BBC diz que a imagem, ilustrando a história de domingo à noite do "Syria Massacre in Houla Condemned as Outrage Grows", foi tirado do ar "imediatamente" quando a fonte foi identificada.
"Estamos cientes que esta imagem está sendo amplamente divulgada na internet nas primeiras horas desta manhã, após as atrocidades mais recentes na Síria. Nós a utilizamos com um aviso claro dizendo que não podia ser verificada de forma independente", acrescentou.
Estas palavras sobre as informações "que não podem ser verificadas de forma independente" se tornaram uma marca registrada da cobertura da mídia sobre o conflito de 14 meses na Síria. Antes do enviado especial da ONU Kofi Annan trazer seu plano de paz para o conturbado país árabe, o governo sírio tinha permanecido relutantes em abrir as fronteiras para a maioria dos jornalistas internacionais.
Mas até agora a maior parte das informações vem de pessoas que se autodenominam ativistas de oposição - por meio de vídeos amadores enviados com relatos no YouTube ou testemunhos.
Mas às vezes parece que o mantra "não pode ser verificada de forma independente" serve como um aviso a publicar informações que não teria nenhuma chance de vir a ser verificada. – Fonte: RT
Fonte: VigilantCitizen
Veja também: 'Part of Me’: Usando Videoclipes para Recrutar Novos Soldados
Kony 2012: A Propaganda de Estado para Uma Nova Geração
Exibição de Kony 2012 na Uganda Gera Revolta
O Plano das Seis Etapas Para a Mudança do Comportamento
Os Sinais da Volta do Rei
Entretenimento – Controlando Pensamentos

Postar um comentário

  1. Vocês já viram o clipe "All I Need" da banda Within Temptation? A alusão à maçonaria é mais que explícita!!! Até o corte de cabelo da cantora, que tem a voz parecida com a da Sandy, lembra bem o "Olho que tudo vê"...

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal boa noite.
    Queria saber o porque de tanta persseguição ao povo de Ismael. Algum de vcs podem me esplicar?
    Valeu,
    Simone

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.